top of page

Planejamento Previdenciário. Sua importância.

  • Foto do escritor: Jose Roberto C. Santos
    Jose Roberto C. Santos
  • 8 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2023


ree


Planejamento previdenciário.

Você sabe o que é ?

Você sabe para que serve ?

Você sabe a sua importância ?


Certamente que já devem ter ouvido falar em benefício previdenciário. Aposentadoria.


O que é planejamento previdenciário ?


Pois então. Planejamento previdenciário é o estudo do histórico de tempo de serviço, da idade e das contribuições previdenciárias do trabalhador segurado, durante todo o seu período contributivo e laboral, com análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, dos salários de contribuição e da legislação aplicada em sua vigência, traçando, assim, um panorama demonstrativo do melhor momento e das circunstancias à garantir a obtenção do melhor beneficio previdenciário para o trabalhador em vias da aposentadoria.


Para que serve ?


O planejamento previdenciário é a forma e o instrumento pelo qual tem-se como objetivo a organização e a preparação da fase da pré-aposentadoria, visando garantir ao trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível, de conformidade com a legislação previdenciária vigente.


Nesse estudo (planejamento) será feito uma análise estimativa matemática dos valores do período contributivo e da vigência laboral que permitirá uma visualização objetiva do possível valor a ser recebido a título de benefício previdenciário consoante pretendido pelo trabalhador em vias de aposentadoria.


O planejamento previdenciário consiste em um mapeamento da vida previdenciária do segurado, porém, não envolve somente em fazer uma contagem do tempo de contribuição do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mas compreenderá em também analisar:


· Todos os vínculos contributivos do segurado;

· Datas vínculos contributivos para cálculo do tempo de contribuição e da carência;

· O valor das remunerações e contribuições do segurado;

· Análise completa do extrato do CNIS em busca de divergências ou inconsistências;

· Possíveis atividades especiais;

· Tempo como servidor público;

· Possíveis atividades rurais;

· Tempo de serviço militar;

· Tempo como aluno aprendiz;

· Possibilidade do descarte de contribuições que prejudiquem o cálculo;

· Tempo reconhecido em reclamatória trabalhista;

· Entre diversos outros pontos.


Dessa forma, são inúmeros os cenários que devem ser considerados na análise e o planejamento não pode ser feito de forma superficial, pois, uma vez reconhecido o beneficio perante o INSS e sacado a primeira parcela da aposentadoria, o segurado não poderá mais renunciar o benefício requerido.


Qual a importância do planejamento previdenciário ?


A importância do planejamento previdenciário, por ser um estudo jurídico previdenciário preliminar, permitirá ao trabalhador a nítida consciência de seu direito de se aposentar, momento e circunstancia, bem como ainda, se precisará ou não ter que contribuir à previdência social, alem de obter através de uma análise estimativa matemática uma visualização objetiva do possível valor a ser recebido a título de benefício previdenciário a título de aposentadoria.


Com a realização desse estudo jurídico previdenciário (planejamento), com análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, dos salários de contribuição e da legislação aplicada em sua vigência, o trabalhador-segurado estará propenso a:


✔Aposentar no momento correto;

✔Aposentar com o maior valor possível;

✔Ter um processo de aposentadoria mais rápido;

✔Ter tranqüilidade no momento da aposentadoria;

✔Simulações em todas as regras de transição;

✔Instruções sobre a documentação correta;

✔Cálculo da Renda Mensal inicial;

✔Corrigir equívocos no cadastro do INSS (CNIS);


Vale lembrar que a reforma previdenciária, ocorrida em Novembro/2019, trouxe inúmeras modificações nas regras no âmbito das concessões de determinados benefícios previdenciários, como nas aposentadorias em geral e pensão por morte, notadamente, em face das regras de transição e permanente, direitos adquiridos, formas de apuração do valor dos benefícios, e, extensivamente, em relação a organização e preparação das documentações relativas ao período contributivo e laboral.


Importante que no momento do pedido do beneficio perante a Previdência Social é necessário que o trabalhador esteja com todas as documentações corretas e com avaliação jurídica previdenciária apta a lhe garantir o melhor beneficio.


Para quem é indicado o planejamento previdenciário ?


O planejamento previdenciário é recomendado para qualquer pessoa que contribui para a previdência e deseja receber uma aposentadoria. Assim, são eles:


· Jovens trabalhadores;

· Trabalhadores próximos da aposentadoria;

· Qualquer um que tenha dúvidas em relação a aposentadoria;

· Para pessoas que já se aposentaram e querem analisar o benefício recebido para um estudo de possíveis ações revisionais.


Quando realizar um planejamento previdenciário ?


É muito importante juntar toda a sua documentação trabalhista e previdenciária e procurar um profissional do direito (advogado) de sua confiança o quanto antes.


Planejando a sua futura aposentadoria, o quanto antes, maiores são as chances de você garantir um melhor valor de benefício.


Você está em vias de aposentadoria ?


Se você está em vias de se aposentar, é importante, antes de protocolar qualquer e/ou eventual pedido de beneficio previdenciário (aposentadoria), imprescindível que faça um prévio levantamento e um estudo do historio de seu período contributivo previdenciário e do período laboral, ou seja, uma análise mais detalhada, com foco a planejar e obter o alcance do melhor benefício e da melhor aposentadoria.


Por isso, não deixe de fazer um planejamento previdenciário, pois, uma boa análise de seu período contributivo e laboral poderá lhe ser muito útil para os fins e o alcance do melhor benefício à sua pretensa aposentadoria !


Siga-nos pelo instagram ou em nossa pagina do facebook e receberá mais conteúdo sobre assuntos como esse.


Pagina facebook: @jrcsantosadvogados


 
 
 

Commentaires


©2020 por J R C Santos Advogados. Todos os direitos reservados. CPF 091.134.318-03

Este site e os serviços nele oferecidos não estão associados, afiliados, endossados ou patrocinados pelo Facebook,

e nem foram revisados , testados ou certificados pelo Facebook.

O nome e logotipo do Facebook são marcas registrada do Facebook, Inc 

bottom of page